segunda-feira, 14 de março de 2016

14 de março: Dia Nacional da Poesia

Para comemorar esta data, escolhi a poesia "Não Sei" da Cora Coralina para compartilhar com vocês.
Não sei
Não sei…
se a vida é curta
ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que sacia,
amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo:
é o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela
não seja nem curta,
nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira e pura…
enquanto durar.
Autora: Cora Coralina

Vivenciando o 8 de março com os alunos do 9º ano do ensino fundamental II

Olá!

Recentemente foi comemorado o dia das mulheres. O 8 de março recorda os direitos conquistados ao longo do tempo pelas mulheres como o direito ao voto, ao trabalho, a educação e ao divórcio, mas também nos lembra que a luta não terminou, muitos direitos ainda precisam ser conquistados e outros precisam ser ampliados.

Apesar da mulher ter conquistado o direito ao trabalho, atualmente, ainda é fato a desigualdade salarial entre homens e mulheres, mesmo quando nos referimos a um mesmo cargo.

A violência contra a mulher ainda persiste, segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero da ONU em 2016 a cada 3 mulheres 1 já sofreu violência física ou psicológica em algum momento da vida.

O direito a liberdade também é tolhido da mulher quando esta precisa se comportar e se vestir de acordo com os padrões impostos pela sociedade, por exemplo.

Tudo isso demonstra que o machismo e o sexismo são perigosas realidades persistentes em nossa sociedade que precisam ser combatidas, para isso o papel da educação é fundamental.


Pensando nessas demandas, os alunos do 9º ano do ensino fundamental elaboraram cartazes para chamar a atenção sobre tais questões tão pertinentes para serem pensadas e discutidas todos os dias, de modo especial no dia 8 de março para que essa data seja vivenciada de forma significativa, contribuindo, assim para a formação de cidadãos críticos que lutem pela efetivação da democracia.

Parabéns a todos pelas questões levantadas!